Na hora de escolher o seu relógio, é possível ver que em muitos modelos , como neste Bulova Marine Star, quando vemos as funções, ele vem com taquímetro. Apesar do termo  ser famoso e ser uma ótima função, é muito comum pessoas não a conhecer muito bem.  Então, vamos conhecê-lo!

O que é um taquímetro de relógio de pulso?

Como funciona o taquímetro? - Mais Que Relógios

Taquímetro é a função encontrada em alguns relógios, onde há uma escala que permite medir a velocidade. É possível medir o tempo a distância por tempo percorrido através do ponteiro que leva para percorrer uma determinada distância no mostrador, previamente conhecida e determinada, que lida na escala do taquimetro, nos dá a velocidade direta, sem necessidade de calculo.

Nas escalas dos taquimetros temos a base de distãncia prederminada. A únidade de observação é 1000. Podem ser 1000 metros, milhas, léguas, jardas, etc. A medida usada não altera o resultado. O resultado observado na escala será “tantos quilômetros por hora” ou “tantas léguas por hora”.

Como funciona?

Para você encontrar a velocidade do seu carro, ou qualquer outra coisa, você apenas precisa acompanhar o ponteiro do tempo em questão: para calcular x/hora utiliza-se o ponteiro de minutos; para caucular o tempo x/minuto utiliza-se o ponteiro de segundos.

Exemplo: quando este passa lançado na base 0 metros e para o crono na base 1000 metros. Temos o tempo que levou para percorrer estes mil metros e na escala do taquímetro diretamente a velocidade.

About these ads