O que é um cronógrafo?

Cronógrafo, do grego “regulador do tempo”, é um relógio analógico convencional, que contém um mecanismo adicional para  a medição de intervalos de tempo pelo ponteiro central dos segundos, onde é possível partir, parar e retornar a zero, independente da marcha do movimento, não afetando as indicações do mostrador das horas.

 A maioria dos cronógrafos também conta com acumuladores que registram a passagem dos minutos e, às vezes, horas. Quando o botão para resetar é pressionado, o ponteiro de segundos, assim como os acumuladores, volta para a marcação inicial. Dependendo da freqüência do balanço, cronógrafos mecânicos podem medir até frações de segundo.

Bulova Marine Star Cronógrafo WB30873P - Mais Que Relógio

Este elegante  Bulova Marine Star, modelo WB30873P, é um ótimo exemplo de cronógrafo.  Foi desenvolvido para possuir todas as funcionalidades necessárias para o seu dia-a-dia.

Ele vem com cronógrafo de alto desempenho, calendário com o dia do mês e resistência à água até 100 metros. Sua pulseira é feita em silicone de alta resistência, mostrador preto com algarismos romanos e ponteiros luminosos.

O Bulova Marine Star WB30873P é o relógio que tem as funcionalidades, a imponência e a elegância que você merece.

Cronógrafo Retrógrado

Timex Retrograde - TI2N113P - Mais Que Relógios

O cronógrafo com as mesmas funções do cronógrafo convencional, a diferença está que, quando o este é acionado para parar a contagem, existe a opção para voltar à sua posição original.

O Timex Retrograde TI2N113P é um cronógrafo retrógrado. Além de ser um lindo relógio, ele tem sua pulseira feita em couro legítimo e o seu mostrador preto com detalhes em aço inoxidável de tom cobre, com três acumuladores, resiste até 100 metros debaixo da água.

Cronógrafo Ratrapante

É o cronógrafo dotado de dois ponteiros no eixo dos segundos os quais podem ser iniciados e parados independentemente um do outro. Com essa complicação pode-se fazer a medição de dois ou mais eventos iniciados simultaneamente, porém com duração distinta.

No cronógrafo ratrapante os dois ponteiros dos segundos são disparados simultaneamente, superpostos. Quando se deseja marcar uma parada intermediária pressiona-se um segundo botão do cronógrafo. No mostrador o ponteiro “split” para e o ponteiro principal dos segundos continua seu movimento. Quando o segundo botão é pressionado novamente, o ponteiro “split” junta-se ao ponteiro de segundos principal e o cronógrafo fica apto para iniciar novo ciclo.

Qual a diferença entre cronógrafo e cronômetro?

Como já falamos aqui, o cronógrafo é um instrumento que mede o tempo percorrido e conserva a unidade. Na maioria dos modelos analógicos até centésimos de segundo.

Já o cronômetro é um certificado que atesta a alta precisão de um relógio. Aquilo a que a grande maioria de pessoas chama de cronômetro é na verdade um contador, ou um cronógrafo. Um cronógrafo também pode ser um cronômetro, ou seja, desde que ele tenha a precisão que mereça o certificado.

Os são relógios que tem este o certificado de cronômetro são aqueles que cumprem os requisitos mínimos impostos por um corpo independente, que os analisa e qualifica. Quase todos os cronômetros atendem as exigências do ISO 3159, padrão aplicado pelo COSC (Controle Officiel Suisse des Chronomètres, o escritório suíço oficial para medições dos cronômetros).

O COSC testa e faz as medições do relógio durante 16 dias, em cinco diferentes posições: com o mostrador na vertical e coroa para esquerda, coroa para cima e coroa para baixo, e mostrador na horizontal para cima e para baixo; e em duas temperaturas: 23,8º e 38ºC. Relógios de pulso com mais de 20mm de diâmetro devem atingir metas de precisão definidas em sete critérios (leia o artigo O certificado de cronômetro para maiores detalhes).