É muito comum encontrarmos cronógrafos com os dizeres tachymeter ou telemeter no aro ou no mostrador do relógio. Essas palavras servem para indicar a presença de uma segunda escala no relógio que você poderá utilizá-la atrqavés do seu cronógrafo.

Logo na adoção do cronógrafo aos relógios de pulso, percebeu-se que o ponteiro de segundos poderia fornecer outras informações além da medida de um determinado intervalo. Daí a indústria logo passou a adotar essas escalas secundárias em alguns de seus modelos de cronógrafos. Essas escalas popularizaram-se imensamente com o uso militar, no qual eram muito úteis. Vejamos cada uma e como utilizá-las:

Taquímetro

Taquímetro - Mais Que RelógiosO blog Mais Que Relógios, já fez um post falando só sobre taquímetro (confira aqui!) Mas, para este post ficar completo, vamos explicar aqui também.

A escala do taquímetro (seta A) é calibrada de forma a medir a velocidade de um objeto em movimento, como um veículo, em determinada distância.  A distância-base, em que a escala é calibrada, sempre é indicada no mostrador (geralmente 1000, 200 ou 100 metros, ou uma milha).

O operador inicia o cronógrafo, por exemplo, com a passagem de um veículo em movimento. Assim que o veículo rode a distância-base, o operador pára o mecanismo. A indicação do taquímetro, então, apontará a velocidade-média, em km/h, que o veículo realizou o percurso.

Telemêtro

Telemetro - Mais Que Relógios

Através da escala (seta B), é possível medir a distância de um fenômeno que seja visível e audível.

O cronógrafo é iniciado assim que o fenômeno é visto e parado quando este for ouvido. O resultado apontado pelo ponteiro do cronógrafo é a distância, em quilômetros, do fenômeno.

Espirômetro

Espirometro - Mais Que Relógios

O espirômetro (seta C) indica o número de respirações por minuto.

O observador inicia o cronógrafo com o início da inspiração do paciente e pára com a 15ª, 20ª ou 25ª expiração, dependendo da calibragem escrita no mostrador. O ponteiro indicará a quantidade de respirações por minuto.

Pulsímetro

Pulsímetro - Mais Que Relógios

O pulsímetro (seta D) indica o número de batimentos cardiovasculares por minuto.

O observador inicia o cronógrafo com um batimento do coração e pára com o 30º, 20º ou 15º batimento, dependendo da calibragem escrita no mostrador. O ponteiro indicará a quantidade de batidas do coração por minuto.

Volume de produção

A escala de volume de produção (seta E) é especialmente útil para fabricantes em larga escala, permitindo que determinem o número de produtos feitos por hora.

O cronógrafo deve ser ligado com o início da fabricação de um produto e parado com sua finalização. O resultado é o número de produtos fabricados em uma hora.