Muitas pessoas, na hora de comprar o seu relógio, se deparam com a função Tábua de Maré e não sabem o que é. Sendo assim, o blog Mais Que Relógios tratou de explicar para vocês o que é, e como funciona essa função.

Tábua de marés - Mais Que Relógios

Então vamos começar falando sobre a própria maré. Influenciado pelas fases da lua, local e horário em questão, a maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual os níveis se elevam e abaixam partindo da referência fixa que é o solo.

O movimento de translação da Lua, que também é conhecido como dia lunar, tem a duração de 24 horas e 50 minutos.  Este ciclo é  dividido em 4 períodos, onde teremos quatro turnos de aproximadamente 6 horas e 12minutos, e esta é a duração de cada maré.

As marés são categorizadas pelas suas durações, pois cada um destes períodos tem suas variações e características próprias, e assim, é possível prever os movimentos das marés. Essas oscilações são registradas nas chamadas Tábuas das Marés, normalmente divulgadas pela Marinha do país, ou demais agências de informação marítimas.

Relógios com esta funcionalidade são ótimos para surfistas, mergulhadores, marinheiros ou simplesmente para quem gosta de conhecer a corrente de maré, o ar ou a temperatura da água.  Com ele você sabe exatamente a hora da troca de marés, não perdendo viagem ou tempo quando for pegar onda ou mergulhar. É perfeito!

Como ajustar a função Tábua de Marés

Mormaii Tábua de Maré - Mais Que RelógiosVocê pode ajustar a função Tábua de Marés do seu relógio através do site da Marinha, ajuste a tabela de marés conforme sua localidade. Em seguida, o gráfico apresentará na função Tábua de Marés, a variação da maré ao longo do dia, indicando sua altura (através de cada barra do gráfico) para cada hora do dia, de acordo com as marcações no display.

Importante lembrar que as marés dos estados de RS, SC, RJ são diferentes. Há também, diferenças da capital Rio de Janeiro para a cidade de Cabo Frio. No site da marinha localize a tabela local e a partir daí faça os ajustes, indicando a data e hora da maré mais alta dando preferência por horas inteiras.