Londres é uma cidade bastante conhecida por suas paisagens incríveis e suas grandes histórias. É em Londres que se encontram os melhores pontos turísticos do mundo, incluindo o famoso relógio Big Ben. Ao contrário do que muitos pensam, o nome popular é referente ao sino que também se encontra na torre da casa do parlamento britânico. O sino pesa um pouco mais de 13 toneladas e também faz parte do relógio.

Alguns dizem que o famoso nome foi dado em homenagem ao senhor Benjamin Hall, que trabalhou com a instalação do sino e era chamado de Big Ben. Outros dizem que o sino foi nomeado em homenagem ao campeão de boxe peso pesado, Benjamin Caunt, que também era conhecido pelo famoso apelido.

relógio londres

A torre do parlamento, onde se encontra o famoso relógio foi construída no lugar do palácio de Westminster, que foi destruído em um incêndio no ano de 1834. O relógio terminou de ser construído no ano de 1858 e o sino tocou pela primeira vez, 1 ano depois da construção, no dia 31 de maio de 1859 e desde então, marca as horas oficiais, não só na Inglaterra, mas do mundo inteiro, já que o horário de Londres é referência para os demais países. Dois meses depois da inauguração, o sino Big Ben obteve uma grande rachadura causada pela forte batida do martelo (que bate a cada 1 hora) e por esse motivo foi instalado um martelo mais leve no lugar e o sino que continua rachado até hoje, foi modificado para que o martelo bata apenas do lado intacto do sino.

roda certa

O famoso relógio, que na verdade leva o nome de Tower Clock, ganhou destaque pelo seu tamanho, tornando-se o maior relógio de quatro faces do mundo. O relógio tem uma altura de 96 metros e cada uma das quatro esferas do relógio, é composta por 312 peças de cristal. Os ponteiros do relógio têm 2 metros e setenta centímetros (horas) e quatro metros e trinta centímetros (minutos). A torre está localizada às margens do famoso rio Tâmisa, porém, as visitas ao alto da torre estão fechadas para estrangeiros, sendo possível conhecer apenas os salões do parlamento.

Bom, essa é história do famoso relógio de Londres, e embora as visitas ao alto da torre sejam impossíveis, outros pontos turísticos, como: a roda gigante, conhecida como Millenniun Weel e outros, fazem qualquer viagem a Londres valer muito a pena.